O que é o Feedly?

É uma aplicação que nos permite arquivar e organizar sites, blogs,posts, tudo o que for conteúdo da Internet. Posteriormente recebemos actualizações dos sites que marcámos como sendo do nosso interesse e podemos partilhar qualquer conteúdo. É uma ferramenta que podemos associar às nossas redes socias ( Facebook, Pinterest, Trello, Linkedin, email, etc…) e ao Evernote e ao Onenote, pois permite-nos também criar e partilhar os nossos conteúdos.

Uma vantagem desta aplicação é que podemos monitorizar os nossos próprios sites. Para além disso podemos marcar publicações para lê-las mais tarde, ou podemos pesquisar sobre um assunto do nosso interesse e ver o que anda a ser publicado sobre isso. É bastante fácil de utilizar e é útil no sentido que nos informa sobre aquilo em que realmente temos interesse. Em termos de partilha, podemos partilhar desde um simples conteúdo, a uma colecção, e podemos criar grupos para partilhar conteúdos ou produzi-los em conjunto.

É uma ferramenta mais virada para o texto, bastante adaptável ao dispositivo usado, pois tanto pode ser usado no telemóvel, como no tablet ou até no computador. Por ser uma espécie de arquivo, é bastante personalizável em termos de organização, de escolha de conteúdos, e até em termos visuais. É grátis e muito simples de manusear.

Feedly em RP

Em relação à profissão de RP, esta ferramenta pode ser uma mais valia, não só para a monitorização da envolvente mas também como uma forma de fortalecer a comunicação interna na nossa organização.

No que diz respeito à monitorização da envolvente, já referi bastantes vezes a sua importância para um profissional de Relações Públicas, a importância deste  saber o que passa no mundo. Ora, esta ferramenta permite-nos ver o que a concorrência produz, o que se diz sobre ela, o que dizem sobre nós e que conteúdos são produzidos na nossa área. Por exemplo, eu tenho o vários blogs “guardados” no Feedly relativos ao sector em que a minha empresa está inserida: assim que for lá publicado um conteúdo novo, eu ficarei a saber do que as pessoas falam, e do que lhes realmente interessa. E o mesmo se aplica à minha concorrência e até à minha organização.

No entanto, esta aplicação pode ser também uma mais valia em termos de comunicação interna.Como? Bom, podemos usar o Feedly e criar um grupo e lá partilhar conteúdos que achemos pertinentes, é uma maneira das pessoas se irem conhecendo umas às outras e discutindo ideias. Aqui não importa a hierarquia, quem adere a isto está apenas a exprimir o seu ponto de vista, é um sitio de exposição de ideias e de fortalecimento ou construção de relações, o que realmente é visado aqui é o contributo da pessoa para o grupo, é mais uma questão do valor que as pessoas acrescentam. É quase como se fosse uma intranet que liga a parte corporativa com a parte pessoal de cada um. Por outro lado, pode também ser explorado aqui a construção de conteúdo: a criação de projetos, a partilha de ideias,a criação de conteúdos no âmbito profissional. Por exemplo: em vez de ser uma pessoa de um departamento especifico a fazer os posts do blog, o responsável por essa tarefa pode eventualmente colocar o post antes de ser publicado e pedir a opinião dos colaboradores. Isto, por sua vez, cria uma maior proximidade entre os membros da organização, pois todos nós queremos sentir que fazemos parte de algo, que acrescentamos valor a algo, e o facto de um responsável pela parte financeira da empresa puder influenciar um post da responsabilidade de RP cria uma dinâmica diferente na empresa e motiva quem lá trabalha. Porque as pessoas sentem que são parte da organização, que acrescentam algo de valioso a esta.

Por isso, segundo a minha perspetiva, acho que o Feedly pode ser uma mais valia para qualquer empresa, ou para qualquer pessoa pois tanto posso ser uma produtora de conteúdos e ter a minha biblioteca pessoal como também posso ter o meu grupo relativo ao meu trabalho e explorar mais a minha empresa e participar nela directamente.O Feedly pode também ser usado como ferramenta complementar. É uma aplicação grátis e fácil de usar.Deixarei aqui o link relativo a dois livros totalmente grátis que falam sobre aplicações e muitas mais ferramentas como esta que podem ser uma mais valia para os RP ou até para Jornalistas ou Profissionais do Marketing.

Aplicação para Pc: https://feedly.com/i/welcome

Livros: https://prstack.co/#/

Advertisements